domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cadê meu direito de escolha?

Olá amiguinhos! Quanto tempo! Tô viva, to bem!
Bom, o assunto de hoje tá rondando minha cabeça desde ontem, quando vi um 'comercial' da justiça eleitoral no intervalo de algum filme. Mas a certeza de que seria esse o assunto do post de hoje, foi quando a Emanu (oooi Emanu!!) postou no seu twitter que toooodo mundo fica enchendo a paciência dela pra que tire logo seu Título de Eleitor. Pois bem, vamos falar de assunto complicado: Política!
Sempre fui contra o voto ser obrigatório. Sempre achei que as pessoas deveriam escolher se querem ou não votar. O porque disso tudo é simples: quando você faz algo obrigado, faz de qualquer jeito, sem se importar com as consequencias. Emanu exemplificou mto bem no twitter: "por isso que tantas pessoas votam em nulo, branco... e até vendem o voto."
O voto é nossa única arma. Mas se você não quer lutar, não adianta ter a melhor arma de todas. Acho que o voto deveria ser opcional, assim, só votariam aqueles que realmente gostam de política e que entendem as propostas e creem em candidatos decentes. Divergências ainda existiriam, ainda existiria a compra de voto, mas o desperdício dele seria menor. Por qual motivo um cidadão sairia de casa para votar em branco? Para anular seu voto?
Políticos são muito bons em convencer eleitores, principalmente os que já não gostam muito de política, e acabam escolhendo o que lhe parece mais bem intencionado. Se a pessoa não quer votar, ela tem esse direito. Só não acho válido reclamar depois das decisões tomadas.
Lógico que escolha de político influencia na vida de todo mundo, tendo votado ou não, mas creio mesmo que o voto opcional resolveria muita coisa nesse país, que já anda tão mal das pernas, quando o assunto é política. Tá na hora de dar um rumo de verdade pro Brasil. Impossível que não tenha ninguém honesto de verdade querendo governar. Esse ano é ano de eleição, e já que todos nós não temos escolha e temos que ir votar, pelo menos vamos fazer isso direito, já que teremos que arcar com as consequencias de votos durante 4 anos, e como dizia a propaganda do governo, 4 anos é muito tempo quando as coisas não vão bem.

Consciência galera!

ps: não me perguntaram, mas eu vou dizer. Eu votaria em todas as eleições, e com prazer, mesmo que o voto fosse opcional.


7 comentários:

  1. Haha, mto bom o post, Thata! Esse ano eu tenho que votar, pq em outubro já vou ter 18 anos e tal, mas pra ser sincera, pra não souber em quem votar, acho mais seguro votar nulo, é melhor anular votos do que dá-los a quem você não confia pra governar, o país, estado ou seja lá o que for. Votar por votar não é uma boa escolha, como você disse.

    ResponderExcluir
  2. Holofotes em mim! OBR OBR! HAHUHAUHUA brincs. então acho que minha opinião já foi mais do que expressada (e bem expressada digamos de passagem). Momento pra pausa: rebolation no faustão.! haha; .... enfim, até eu não ter uma opinião formada, ou melhor BEM formada, eu prefiro não votar, ou como diz a Lara acima rs anular, já que sou obrigada a realizar tal ação.
    "4 anos é muito tempo quando as coisas não vão bem." :/ Guarujaenses que o digam. VALEU ANTONIETA! ¬¬ rs. bjs bjs :*

    ResponderExcluir
  3. Assunto complicado, esse.
    Entendo seu posicionamento, Thai, mas nem tudo é bonito do lado do voto não ser obrigatório. A venda do voto continuaria existindo, do jeito que a população tem aversão a política, em alguns lugares provavelmente não haveria quórum...

    Não sei mesmo o que dizer. É uma questão cultural. Brasileiro não gosta de política porque acha uma porcaria. E esquece que é ele quem elege. É complicado.

    E eu voto sempre. E pesquiso sempre. Difícil votar em branco. Só em caso extremo mesmo...

    Bom post, Thai. ^^'

    ResponderExcluir
  4. Entãoo... eu acho certo cada um votar SIM, mas se não quiser, tb não acho certo q seja obrigado a fazê-lo u.u tá certíssima Thata!

    :*

    ResponderExcluir
  5. To beeeeem atrasada mas vou comentar aqui tbm!

    Concordo que votar nulo é uma opção quando não há opções (tendeu? tendeu?!), que a obrigatoriedade do voto não é o ideal, que o problema é mais cultural do que outro qualquer. Ponha agora seus neurônios pra bater um papo e analise esta opinião de alguém que votou uma vez na vida pq já tinha 18 anos completos e, portanto, não tinha muita escolha:

    O voto nulo se faz necessário e muuuuito gnt! Vai que vc tenha um corrupto de um lado e um laranja do outro, vai votar em quem? Naquele vai roubar na cara de pau ou no outro, o cara que vai deixar os outros roubarem enquanto ele convenientemente olha pro lado oposto? Melhor num ajudar ninguém, né?! Mas tem uns canalhas que pelo menos doam saco de cimento, carros, dinheiro ou até emprego msm..esses aí estão ajudando o povo!! Se alguém me oferecesse esse tipo de "tratamento" eu aceitaria e na hora votava no concorrente só pra ferrar com o dito cujo =@
    O voto é obrigatório mas já prestaram atenção que muitas pessoas acabam tendo que viajar e loooootam os cartórios eleitorais de justificativas de falta?! Se olharmos desta forma, a obrigatoriedade não é tão obrigatória assim! O povo num pensa que o seu próximo líder vai ficar lá, fazendo nada ou tudo, por 4 looongos anos, o pensamento que rola na massa supostamente eleitoral é o seguinte: domingão, calorão, cervejão, praião, cabular eleição... e futuro? Vai pro lixão!!
    É galera, meu primeiro voto foi na eleição pra prefeito aqui no Guarujá, tinha certeza que fazia a coisa certa na época..votei na tal "força da mulher", num ia ajudar aquele cara que tava assaltando os cofres públicos e contando pra todo mundo (praticamente)! Passou-se tempo demais e coisas de menos foram feitas :S Lembra da história do início do parágrafo? Aquele que rouba na cara ou o que finge que não vê? Então, será que deixei de votar no cara de pau pra votar na boboca? É esta a dúvida que me consome! Mas não me arrependo da decisão tomada, um dia desses recebi um jornalzinho de partido na rua e, ao ler a matéria, vi que o tal partido era o do ex-prefeito da cidade, o mesmo de sua esposa (deputada)..Eram 4 páginas falando da saúde (caso dengue e H. Sto Amaro), em especial a Materninade Ana Parteira. Este local foi inaugurado (tinha até foto do governador com o ex-prefeito na inauguração) porém nunca utilizado e o jornal demonstrou um incrível ato de coragem publicando que a saúde estava em frangalhos enqto um hospital/maternidade novinho tinha 50 leitos abandonados, acusando, ainda, a prefeita de fechar a unidade logo depois de sua eleição! CARA DE PAU MOOOOOOOOOOOOOOOR!! Fiquei indignada com isso!! Detalhe não tão pequeno: as 4 páginas foram impressas pra dizer que a deputada conseguira uma verba milionária pra saúde guarujaense que não estava sendo bem administrada e insinuar que a atual administração estava embolsando o dindin..

    Todos nós votantes temos até outubro pra pensar nessas dúvidas políticas que toda a pessoa tem, vamos votar com consciência pessoal.. QUATRO ANOS PODEM SER MUITO TEMPO QUANDO AS COISAS NÃO VÃO BEM

    Ótimo post Thia! Polêêêêmicoooo....ATOOOOOOROOO! x)

    Bjos =*

    ResponderExcluir
  6. ahuahuaha ok, vamos la responder aos comentarios:
    primeiro, vou falar sobre a idade sugerida: vc não pode ser preso aos 16 anos, mas pode votar. Seu voto pode praticar genocidio, mas pra cadeia vc nao vai. Vc não pode dirigir aos 16, vc nao tem maturidade suficiente pra entender os riscos que isso traz. Mas vc pode votar. Acho isso tão contraditório. Tudo beeeeeeeeeem, que vc não é obrigado a votar aos 16, mas vc PODE. E sinceramente, nao vejo muita diferença entre 16 e 18... muitos jovens nao sabem o que querem da propria vida aos 18... quanto mais escolher a vida de toda uma cidade, estado ou país, muitos jovens ainda ouvem Cine (eca!!)
    a questao do voto opcional serve pra isso: pra qm nao qr ou nao se sente preparado aos 16, aos 18, aos 25, 32, 49, 58, 72...
    só nao acho valido reclamar depois. nao votou, nao tem direito de reclamar de quem foi escolhido. o voto seria mais consciente, creio eu, na minha humilde opiniao de pessoa votante. Fico chateada qnd alguem vota em branco ou vota por votar. É jogar seu direito fora, no lixo. Pesquise, veja o historico, compare, pondere, mas pense antes de votar, não eh assim ficar achando q td mundo é ruim...
    outra pratica que acho ruim é o voto de protesto...
    por causa do voto de protesto é que zé macaco foi eleito, enéas, lula... protestar colocando alguem q nao entende NADA de politica? e no caso do lula, protestar colocando alguem que nao entende NADA de NADA??? protestando ou nao, serão 4 anos no MINIMO tendo que aguentar, pq impeachment só qnd a midia quer, né?

    ResponderExcluir
  7. agora referente ao Gja, vou comentar, apesar desse blog não apoiar um partido politico nem nd, mas é o que eu penso e vejo.
    Em relação a nao fazer nd no ultimo ano, discordo. Ela pegou a casa uma bagunça. o tal do libanês zuou tudo. Ela ja arrumou mta coisa la dentro. acho invalido cobrar dela em um ano o que nao cobraram dele em 4.
    Ela é da área de educação, eh natural que veja primeiro as escolas, e acho que ela ta certa, muita coisa precisa ser mudada, e pelo que sei, as escolas melhoraram mto. Logo depois veio a operação tapa-buraco. e acho páia reclamar de buraco, eles ja existiam antes dela entrar, nosso asfalto eh de má qualidade, e nao foi ela quem colocou. ela ja tapou a maioria, mas tooooooooooodo mundo vai reclamar daquela obrinha parada (que alias, o sr ex prefeito nao tinha orçamento aprovado pra começar) no seu bairro.
    a questao da saude é ruim, mas ja ia mal qnd ela assumiu, o hospital ja tava sem receber ha muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo. como pagar as dividas se tem tanta coisa na cidade? era mais facil largar a prefeitura nas maos deles.
    e a dengue eh uma realidade brasileira... com mais enfase na baixada, mas nao eh a antonieta sozinha que cultiva os mosquitos. a população nao faz a parte dela, fica dificil até se fosse o Serra ou o Kassab, que fizeram de SP o melhor lugar do país. No meu bairro teve combate, mas não adianta nada se a população nao ajudar.
    Ela tem feito boas coisas,e eu sinceramente, espero que ela seja reeleita

    ResponderExcluir